a

Grupo CPFL Energia aprimora geração de energia com Infor EAM

Share
torreselectricas5604394. Principal empresa de geração de energia do país aumenta produtividade padronizando processos de manutenção, operações e administração

Apr 17, 2018

A Infor, provedora de aplicações empresariais específicas por mercado e desenvolvidas para a nuvem, anuncia os resultados da implementação da solução Infor EAM em cinco centrais elétricas da CPFL Energia, principal empresa de geração de energia no Brasil. As centrais elétricas que implantaram o Infor EAM são: Centrais Elétricas da Paraíba S.A. (EPASA), Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), Usina Hidrelétrica Barra Grande (BAESA), Campos Novos Energia S.A (ENERCAN) e Foz do Chapecó Energia S.A.

A CPFL Energia, o maior grupo privado de geração, venda e distribuição de energia elétrica no Brasil e a terceira maior empresa de eletricidade brasileira, apresentava grandes desafios em suas usinas de energia. Eles precisavam otimizar o setor de manutenção e processos internos, que ainda eram gerenciados manualmente.

O relacionamento entre as empresas começou em 2013, quando a CPFL Energia licenciou o Infor EAM. Depois de entrar em produção, os principais benefícios percebidos foram maior confiabilidade, segurança e integração da área de manutenção com operações e administração, resultando em mais capacidade de geração, melhor gerenciamento de ativos, benefícios para stakeholders e para o meio ambiente.

As operações ganharam eficiência com melhor monitoramento e segurança, já que o Infor EAM permite uso de ativos com menos desperdício. Com a Infor, a CPFL Energia consegue disponibilizar energia a um preço mais competitivo e pode gerar mais energia com menos ativos. Como agora todos os ativos são monitorados, as plantas são um lugar mais seguro para o trabalho.

"A CPFL também melhorou controles internos e fluxo de trabalho, padronizando processos e métodos que aumentaram a produtividade. Os processos são muito mais seguros e confiáveis agora, porque o Infor EAM permite melhor controle e gerenciamento", afirma Ricardo Scapinelli, engenheiro O&M - Usina Barra Grande, CPFL.

"Nas usinas elétricas Campos Novos e Barra Grande, a eficiência operacional melhorou a gestão de ativos tornando-a mais eficiente. Não usamos uma métrica monetária para avaliar os sistemas, mas vimos melhores resultados na produção usando a tecnologia. Hoje é muito mais fácil obter informações específicas, criar e personalizar relatórios KPI", explica André Gonçalves da Silva, da área de Manutenção elétrica na Usina Campos Novos. Ele também destaca a experiência do usuário e a facilidade de uso da aplicação. Em Barra Grande, a eficiência das operações também tem sido um grande diferencial, com mais segurança operacional, rastreamento e integração entre os setores.

"Tudo isso foi possível porque o Infor EAM ajuda a otimizar a vida dos ativos, com alertas de gerenciamento preditivo quando a manutenção é necessária. Os benefícios vistos nas usinas de energia mostram como o uso do Infor Enterpise Asset Management pode ajudar a gestão de ativos e instalações. As empresas do setor de energia, como a CPFL, obtêm mais eficiência operacional, produzindo mais com os mesmos recursos ", afirma Fernando Doreto, Infor Brasil.

Sobre o Grupo CPFL Energia
A CPFL Energia, empresa líder no setor, é um grupo de empresas que gera, distribui, vende e oferece soluções de energia. Mais informações: http://www.cpfl.com.br/.

Press contacts

Media contacts - Americas

Dan Barnhardt
U.S.A. and Canada
Phone:+1 646 336 1731
Email:dan.barnhardt@infor.com

Claudia Vazquez
Latin America
Phone:+54 11 4010 8079
Email:claudia.vazquez@infor.com

Media contacts - Europe, Middle East and Africa

Richard Moore
United Kingdom, Europe,
Middle East and Africa
Phone:+44 121 615 8189
Email:richard.moore@infor.com

Media contacts - Asia

Phyllis Tan
Phone:+65 9799 9133
Email:phyllis.tan@infor.com

Industry analyst contact

Sharon Sulc
Phone:+1 614 537 6634
Email:sharon.sulc@infor.com

© Copyright 2018. Infor. All rights reserved.